O processo educacional possui dois pilares fundamentais no aprendizado. O desenvolvimento de uma visão integrada do mundo e a aprendizagem significativa, que consiste na relação que a criança faz com que é visto em aula e a realidade.
É importante levar o aluno a compreender que tudo tem uma função específica, causa e consequência, abrangendo as leis naturais em todas as suas expressões.
Além disso, por meio de atividades e projetos diversos, pretende-se direcioná-lo, levando-o a usar a leitura e a escrita como ferramentas para o seu desenvolvimento, estabelecendo condições para que ele relacione os conteúdos aprendidos com a própria realidade.
Com o desenvolvimento das habilidades sócio emocionais, temos como objetivo despertar no aluno diferentes linguagens na área de aprendizagem.
O Ensino Fundamental tem os seguintes objetivos:
Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro para si o mesmo respeito;
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tornar decisões coletivas;
Conhecer características fundamentais dos Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
Os alunos são avaliados através de Provas objetivas, provas discursivas, trabalhos em grupos, debates, relatórios individuais e observação. Dando maior possibilidade de sucesso a eles.